sábado, 1 de setembro de 2007

(05) *Escolhendo a Agência! Dor de cabeça!


Após todo aquele processo de descobrir o que é Au Pair, conversar com futuros au pairs, solicitar o meu kit da Embratur, chegou a vez de uma das partes mais stressantes: A ESCOLHA DA AGENCIA! Coloquei esta imagem pra representar este post, porque tem que ser muuito esperto na hora da esolha e ficar de olhos beeem abertos, pois à principio tudo parece muito fácil, e surgem muitas "ofertas" tentadoras pela frente, como por exemplo as promoçoes realizadas pelas agências, nao que as promoçoes nao sejam muuuito bem vindas por nós meros futuros au pairs, mas estas "benditas" nos trazem muuita dor de cabeça, pois em época de promoção há uma procura imensa por parte das pessoas pelas tais agências, e isto implica em mais correria para entregar o dossiê, e o pior de tudo é que o seu dossiê demora muuito mais tempo para ficar on line, ou seja, para receber o aceite da agência americana. Isto é óbvio, quando a procura é maior, o trabalho para a agência tb é, então já viu a confusão, né?
Eu passei por vários momentos frustrantes nesta etapa. Primeiro porque em se tratando de MALE Au Pair o número de agência aptas dimunue drasticamente.
O contato com as agencias é bem cansativo e me trouxe um prejuízo financeiro considerável, visto que eu falo muito, e ficava muuito tempo no telefone tirando minhas dúvidas com os funcionários das agências, isto em ligaçoes interubanas. (Mainha quase teve um troço quando a conta do telefone chegou! rsrsrsrss).
Bom, vamos aos fatos. Agências contactadas:

EF (CULTURAL CARE): Não pude me inscrever na EF, pois eles exigem que o male au pair tenha carteira de habilitação há pelo menos 1 ano, e eu ainda estava na auto escola tirando a minha. Uma pena, pois naquela época eu estava muuito afim de ir pela EF, coisa que hoje mudou muito, não mesmo. Depois do que as funcionárias fizeram a minha amiga Zizy passar, eu tomei nojo desta agência;

YEP BRASIL: Gostei do preço oferecido por eles, mas o atendimento deixou muuuuuito a desejar. Tive um suporte péssimo por parte da funcionária que me atendeu, ela nao retornava meus e-mails, nao teve a menor consideração em retornar minhas ligações, eu mandei um e-mail solicitando o número da conta da agência para que pudesse fazer o depósito do dinheiro da inscrição, ela me respondeu este e-mail uma semana e meia depois. E disse que demorou porque estava trabalhando muito. Então eu pensei, se a YEP BRASIL está me desvalorizando agora, enquanto eu ainda estou aqui no Brasil, imagine o suporte que eu terei por parte deles quando eu estiver lá nos USA. No way!

WORLD STUDY: Atendimento ótimo, retorno imediato das minhas ligações e e-mails, paciência de "JÓ" comigo (esta parte é importante, visto que eu pego muito no pé da agência, a coitada da Carla que o diga. rsrsrs) e preço em conta também, estes fatores me fizeram optar pela World Study.

(04) *Criando um perfil no GAP (Great Au Pair).

O segundo passo foi criar um pefil no site Great Au Pair, pq este site é considerado o melhor p/ se conseguir as familys, principalmente The Americans Familys. Quando nós vamos fazer o perfil no GAP pela primeira vez é meio frustrante, pq ficamos confusos, meio perdidos com as informaçoes a serem passadas. Tb tem q uestao das fotos, temos "N" fotos, mas parece que nenhuma serve. rsrsrsrs
Sem falar nas partes: Carta para a Family e Fale sobre suas experências profissionais.
É um saco ter que ficar se auto avaliando, comentando sobre si, Eu mesmo fiz e refiz minha meu perfil várias vezes. Até que enfim, o concluí, nao sei se está 100%, maseu gosto de como está agora. Apesar que pouquíssimas familys me adicionaram nas suas hotlists até hoje, eu adicionei um bocado, ams levei muuuuitos "nãos", estatísticamente falando, de cada 10 familias que eu adicionei 9 me rejeitaram, mas sem problemas, o que é meu está reservado, e eu vou alcançar, cedo ou tarde, se Deus quiser. No ínicio eu ficava meio triste pensando: poxa, eu fiz um perfil tão legal, eu sou legal, tenho exeriência com kids, coloquei fotos bacanas, então pq as familias nao me adicionam ou entao me rejeitam? Mas esta frustação vai passando, é só dar tempo ao tempo. Eu mantive contato por e-mail com algumas familias, algumas bem legais, mas sempre tinha algo que nao "combinava". Bom, só sei que sendo rejeitado ou nao eu só irei excluir meu perfil do GAP quando estiver com minha host family.

(03) *Kit embratur - O Pedido


Após me informar sobre o programa e debater bastante com os (as) futuros (as) au pairs, eu dei o primeiro passo p/ alcançar meu objetivo: Ser au pair!
Bem, nao foi um passo tão importante assim, pq ainda nao estava em contato com nenhuma agência. Rsrsrs. Conversersando com as meninas e lendo o tópico KIT EMBRATUR, que tem lá na comunidade au pair, eu resolvi pedir o meu kit, com muuuuita antecedencia. Entao, enviei um e-mail pedindo o meu kit. Infelizmente eu nao tenho o e-mail que enviei, pois esta semana fiz uma limpeza na minha caixa de e-mails, e sem querer apaguei, mas basicamente eu disse ue iria fazer intercçambio p/ os Estatods Unidos e que gostaria de receber livros ou folders sobre o Brasil (em inglês) para que eu pudesse presentear meus amigos americanos. No mesmo dia recebi um e-mail de resposta, um homem (nao me recordo o nome) me encaminhou um e-mail perguntando quando seria a minha viagem e quantos kits eu gostaria de receber. Eu falei que seria dentro de 60 dias e que gostaria de receber uns 5 kits. Bem, passados 16 dias, chegou o meu kit da Embratur, isto mesmo, no singular O KIT, aquele desgraçado só me enviou 1 (risos). Entao pra que ele perguntou quantos eu queria? Só pra me dar esperaças? kkkkkkkkkkkkkkk
Só sei que achei o kit beeem legal, só nao gostei pq no mapa enooorme que vem junto nao tem nenhuma praia de Joao Pessoa (PB) destacada, tem praias de Recife, Natal, Fortaleza, etc. Mas nao tem uma só de JAMPA, sendo que aqui tem um monte de praias lindas, visto a foto de aparesentação do meu blog, que é de uma praia daqui, chamada AREIA VERMELHA. Anyway, eu guradei o kit, e nem sei se vou dar aos meus hosts, acho muuito mais interessante eu ficar ou dar ao meu sobrinho, já que ele adorou o big map. :)





(02) *Au Pair: What hell is that! (The Begining) / Au Pair: O que diabo é isto! (O Início)


Após receber minha carteira de reservista, eu comecei a "matutar" sobre as possibilidades de sair do país, pensei em intercâmbio cultural, fazer curso de inglês de 6 meses na França e depois ficar ilegal por lá mesmo, pensei em fazer curso de inglês no Canadá. Só nao pensei nos Estados Unidos porque era o último lugar que eu queria ir. Daí como eu sempre ficava pesquisando no Google os preços das passagens internacionais, um dia eu vi um anúncio de uma agencia de tursimo, se eu nao me engano era um anúncio da CI, tinha assim: "AU PAIR, NA CI INTERCÂMBIO!". Aí eu cliquei pra ler sobre o que danado era au pair, daí eu li, me interessei, só que tava em horário de trabalho e deixei pra pesquisar mais e melhor quando chegasse à noite em casa. E foi o que fiz, fui direto ao orkut pesquisar alguma comunidade sobre o assunto, pq sabe como é orkut,né! Tem comunidade sobre tudo, até sobre o que a pessoa odeia, aliás, principalmente sobre as coisas que a gente odeia. rsrsrsrsrsrsr
Daí, achei a comunidade AU PAIR, que foi, é e espero que sempre seja uma mão na roda p/ aqueles que como eu useia como fonte de informaçoes, então comecei a ler os tópicos, tirei um pouco das minhas dúvidas, e já fui fazendo amizade com algumas das futuras au pairs ( que hoje sao amigonas que eu tenho). Ah, neste mesmo dia eu já conheci a comunidade MALE AU PAIR, só que por ter um número beeeeem menor de membros a tal comunidade era meio parada, tanto que eu criei um tópico com uma dúvida sobre o o processo para ser male au pair, e nao obtive resposta alguma, aliás obtive sim, após umas semana e meia, sendo que na comunidade au pair eu recebi as respostas em menos de 2 horas. ;)
Bom, após conhecer a comunidade e algumas pessoas minha vida mudou muito (nossa, falei igual aqueles atores quando falam sobre algum produto...Depois que passei a usar X, minha vida mudou completamente. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk). Mas é verdade mesmo, passei a ser membro assíduo da comunidade, e ser integrante do chat q rolava lá todos os dias. Daí p/ frente vcs já sabem, né! Foi tudo ficando mais complicado, pq ow programinha pra dar dor de cabeça é este de Au Pair!

(01) *Before to think about to be an Au Pair (London)... Antes de pensar em ser um Au Pair (Londres)...

Bom...(Pq é q eu sempre começo meus textos
com "BOM ou BEM"? uhauhauha, me bateu esta dúvida agora! Costume)

Há 2 anos e meio atrás eu planejava sair do país, ir morar em londres / Inglaterra, mas aí como nao poderia deixar de ser eu tambem queria servir o exército, só pra um dia eu poder dizer: "EU SERVI AO EXÉRCITO." Mas justamente na época em que eu me aliestei, um amigão meu me convidou p/ ir trabalhar com ele lá em Losndres, daí já era tarde pq eu já estava escalado na coorporaçao de infantaria, entao fiquei super chateado, mas fui comunicar que queria sair do exército, pois havia recebi porposta de emprego fora do país, lêdo engano meu que eles iriam me liberar com tanta facilidade, de cara levei logo um esporro do sargento, e um longo e estridente NÃO. Este não me deixou mais irritado do que o não que ouvi de mainha quando pedi aumento de mesada (risos). Mas como bom virginiano que sou e SILVA DE LIMA (êta sobrenome poor) eu nao desisti tão fácil quanto o sargento pensava. Na outra semana após o imensamente sonoro NAO, eu procurei o chefe da minha mãe que é advogado, ele é um cara legal, meio besta, é daquele tipo de pessoa que você bate nele e ele vira o lado da face pra receber o outro murro. Falei com ele, expliquei a situação, então ele e eu entramos com uma ação contra as Forças Armadas, solicitando a minha retirada da infantaria imediatamente (Obs: Não sabia eu que este imediatamente duraria tanto tempo. kkkkkkkkk). Após o exército receber tal documento expedido pelo "meu" advogado o exército e enviou uma carta muy amiga dizendo basicamente que eles nao iriam me liberar, pois isto só em caso de morte ou força maior do supremo tribunal de justiça. Eu me achei tao chique recebendo esta carta, ainda mais pq falaram em STJ, mó importante. hahauahauhauhauhauahuahauhaa.
Mostrei a carta ao advogado, ele recorreu, daí aguardamos + ou _ 1 mês e meio até acontecer uma audiência, na audiência foi uma "briga" danada. O representante das forças armadas nao qeria ceder por nada, e nem eu. Ele disse que se eu me recusasse a servir o exército eu seria preso e tal. O Gerônimo, meu advogado falou grosso com ele, disse que ele que iria ser preso se continuasse tentando me intimidar. Enfim, após muito bate boca, nem eu e nem as forças armadas saímos ganhando. O veredito dado pelo Juíz foi o seguinte: Eu nao teria mais quer servir ao exército, entretanto, o exército ficaria em posse da minha carteira de reservista, ou seja, sem este "bendito" documento eu nao poderia tirar passaporte, por conseguinte, ficaria impedido de sair do país, isto durante o período de 1 ano, pois seria o mesmo período que eu passaria dentro do exército, se estivesse como soldado. No mais quem saiu perdendo fui EU! Após 1 ano eu já estava contente e ansioso para receber minha reservista e "vazar" do brasil, entretanto, recebo outra carta do exército informando que devido a um erro no banco de processamento de dados deles, minha reservista só seria expedida após mais 1 ano. Fiquei iradooooooooo, entrei com outra ação junto ao meu advogado, ams desta vez nao teve apelação, ou seja, me restou apenas esperar, esperar e esperar. Daí este ano a bendita reservista chegou aqui em casa e eu pude começar a pensar como ir embora do país, bolar outro plano, pois Londres já nao poderia, visto que meu amigo já havia voltado de lá.

Ps: A minha carteira de reservista está com data de emissão de 22/04/2005. Isto é, os desgraçados do comando do exército já estavam com ela prontinha há muuuito tempo, e ainda deixaram esta data só pra eu ver e me irritar mais ainda!!!!
Ps2: MAS EU NAO SERVI PORRA NENHUMA!!! uhauha